A Tesla divulgou novos vídeos que mostram o modo de condução autónoma (supervisionada) da marca em funcionamento num carro protótipo, em Paris. As imagens evidenciam o desempenho promissor da tecnologia, que dispensa a intervenção do condutor para realizar a condução.
Nos vídeos partilhados na rede social X, o carro percorre diversos quilómetros em ambiente urbano, respeitando os semáforos, as passadeiras e os restantes veículos na estrada. Apesar de o veículo ter efetuado uma manobra mais brusca ao mudar de direção, o sistema demonstrou ser estável e eficaz. Noutra amostra, o FSD enfrentou com sucesso a desafiante rotunda do Arco do Triunfo, conhecida pelo tráfego intenso e caótico. "Se houver uma rotunda maior em França, por favor digam nos comentários", comentou a própria marca na publicação.
Os testes foram realizados com um modelo protótipo, conduzido por um profissional especializado em segurança. A fabricante sublinha que, apesar das capacidades avançadas do sistema, este requer sempre a supervisão ativa do condutor e não torna o veículo totalmente autónomo.
A Tesla planeava lançar o sistema FSD na Europa e na China no primeiro trimestre de 2025. No entanto, a gigante dos automóveis elétricos ainda não obteve a aprovação necessária dos reguladores europeus. Já nos países onde a condução se faz à direita, como o Reino Unido, a aprovação deveria ter chegado entre o final do primeiro trimestre e o início do segundo.
Recordamos que, nos Estados Unidos, o acesso ao software FSD tem um custo de 8 mil dólares ou uma subscrição mensal que começa nos 99 dólares, conforme o pacote Autopilot já adquirido pelo cliente.