Até os "petrolhearts" se rendem: Jay Leno impressionado com o novo Model Y

Até os "petrolhearts" se rendem: Jay Leno impressionado com o novo Model Y

Antes mesmo do lançamento oficial aguardado para março, Jay Leno teve acesso exclusivo ao novo Model Y, um test drive que poucos ainda tiveram a oportunidade de fazer. O conhecido apresentador e apaixonado por carros clássicos, testou-o no seu programa Jay Leno’s Garage e não conseguiu esconder o entusiasmo! Apesar de ser um verdadeiro petrolheart (entusiasta de carros movidos a combustão), Leno ficou visivelmente impressionado com o desempenho e as inovações tecnológicas do SUV elétrico.

Deixou elogios tanto ao nível de performance como também ao novo design, mais eficiente a nível de aerodinâmica. É caso para dizer que até os entusiastas mais tradicionais estão a começar a 'dar o braço a torcer' em relação ao potencial dos veículos elétricos.

"Puxa muito", diz Jay Leno sobre a aceleração do novo Model Y

Logo nos primeiros segundos do teste, Leno ficou surpreendido com a incrível potência do novo Model Y: "Bolas, puxa muito!", disse, referindo-se à aceleração forte e instantânea. Não é caso para menos! Estamos perante um Dual Motor que entrega 455 cavalos de potência, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos.

Outro destaque do modelo que deixou Leno impressionado foi a tecnologia de iluminação. Assim, os novos faróis Matrix LED ajustam automaticamente o feixe de luz para evitar que os outros condutores possam ser encadeados. "O design frontal é realmente distinto agora... tem sua própria personalidade", apontou.

Franz von Holzhausen, designer-chefe da Tesla garante tratar-se de algo inédito. "É realmente único... uma nova maneira de iluminar o carro", comentou. Além disso, o sistema de som imersivo com 16 alto-falantes e a iluminação ambiente personalizável chamaram a atenção de Leno, que não deixou escapar: "Podes escolher a cor de acordo com o teu humor!".

Novo vidro acústico faz toda a diferença

A Tesla focou-se em melhorar o conforto do Model Y, ajustando a suspensão para oferecer uma experiência de condução mais suave. Leno, durante o teste de condução, confirmou as mudanças: "O carro é mais silencioso agora... não se ouve os carros do lado de fora ou o comboio a passar".

De facto, a redução do ruído no habitáculo em 20% foi conseguida graças ao vidro acústico melhorado, que também reflete o calor de forma mais eficaz, diminuindo a carga no sistema de climatização. Além disso, os novos pneus específicos para veículos elétricos, desenvolvidos em parceria com fabricantes de renome, contribuem igualmente para uma viagem mais silenciosa e confortável.

A Tesla, atenta ao feedback dos clientes, decidiu reintroduzir os tradicionais manípulos físicos para os piscas, proporcionando uma experiência de condução mais intuitiva. Jay Leno mostrou-se satisfeito com esta alteração e expressou o seu alívio: "Ó, obrigado! Isso é ótimo, porque eu tinha sempre de olhar para o ecrã para garantir que não estava a ligar os limpa para-brisas ou a acionar os máximos", brincou.

Apesar da sua preferência por carros tradicionais, Leno não ficou indiferente ao avanço da Tesla em direção à condução autónoma e Lars Moravy, engenheiro da Tesla, corroborou. "Estamos realmente perto de ter carros totalmente autónomos... é algo que vai acontecer mais rápido do que imaginamos".

Por fim, Jay Leno deixou rasgados elogios ao novo Model Y. "É um carro que combina design, tecnologia e desempenho de uma maneira impressionante", resumiu o apresentador, mostrando-se totalmente rendido ao charme deste elétrico.