Cybercab: Tesla afasta Uber e prepara serviço próprio

Cybercab: Tesla afasta Uber e prepara serviço próprio

De acordo com o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, Elon Musk está a reforçar os planos da Tesla para implementar o seu táxi-robô Cybercab na realização de serviços internos de transporte autónomo.

Numa entrevista à Bloomberg TV, o alto executivo da Uber afirmou que Elon Musk pretende seguir o seu próprio caminho na implementação do Tesla Cybercab para a realização de serviços de transporte autónomo de passageiros e outros.

Dara Khosrowshahi estava interessado em disponibilizar a sua plataforma para os futuros táxis-robôs da Tesla, mas a ideia nem sequer chegou a ser discutida, pois Elon Musk recusou-se a falar sobre essa possibilidade.

O interesse do CEO da Uber em utilizar os Tesla Cybercab para a realização de serviços de transporte autónomo fazia sentido do ponto de vista económico para ambas as empresas. Ao trabalharem juntas, a plataforma da Uber seria alavancada e, ao mesmo tempo, apoiaria o lançamento do táxi-robô Cybercab.

Táxi-robô Tesla Cybercab
Tesla Cybercab

Apesar de o CEO da Uber ter afirmado que adoraria estabelecer uma parceria com a Tesla, a verdade é que a empresa liderada por Elon Musk seguirá o seu próprio caminho de forma totalmente independente.

O executivo da Uber reconheceu que a Tesla será uma concorrente séria para outras empresas do setor, como por exemplo,  a Waymo, que é propriedade da Alphabet, e que atualmente já opera serviços de transporte autónomo pagos em algumas cidades dos EUA.

Aplicação de serviço de transporte autónomo Cybercab em desenvolvimento

Depois de apresentar o Cybercab, a Tesla partilhou um teaser de uma interface de utilizador para uma aplicação móvel de transporte de passageiros. A empresa também informou que já está a testar um serviço de transporte de passageiros com funcionários na Bay Area, na Califórnia, e no Texas, perto das suas fábricas em Fremont e Austin.

Tudo indica que o lançamento em larga escala do Cybercab, juntamente com versões totalmente autónomas do Full Self-Driving (FSD), começará a acontecer em junho. A chegada do Tesla Cybercab representará uma forte concorrência para outras empresas, como a Waymo, a Zoox (pertencente à Amazon), a Uber e várias outras startups no setor de transportes e táxis-robôs autónomos.

A reforçar a expectativa da chegada do Cybercab em junho, a Tesla fez referência a uma aplicação móvel de transporte onde é mostrado um ecrã que permitirá aos utilizadores avaliarem as suas experiências de transporte. Porém, não é expectável que este tipo de transporte autónomo chegue ao mercado de consumo num futuro próximo.