A Tesla revelou recentemente os seus resultados do primeiro trimestre de 2025 e, entre números abaixo do esperado e finanças apertadas, surgiu uma notícia que pode devolver otimismo aos fãs da marca: vêm aí opções mais acessíveis!
A promessa de um carro elétrico (mais) barato já circulava nos bastidores há muito tempo, mas agora a Tesla reforça que isto será mesmo realidade. A marca garante que a produção do novo modelo mais económico está programada para ter início já em junho.
Esta notícia surpreende, especialmente a pós os rumores de adiamento que circularam recentemente, que tiveram origem na Reuters.
Apesar da Tesla ainda não ter confirmado publicamente que carro será este, há duas teorias principais: pode ser uma versão simplificada e low cost do novo Model Y ou um veículo totalmente novo, com bases no futuro Cybercab. Porém, as informações que têm surgido por parte de vários insiders, apontam para que a primeira teoria seja a mais provável.
Lars Moravy garante que modelo low cost não terá menos qualidade


Model 3 / Model Y (Juniper)
O CFO da Tesla, Vaibhav Taneja, garante que "o início da produção de um modelo mais barato ainda está planeado para junho".
Segundo a Tesla, enquanto atualizava as linhas de produção para o novo Model Y, aproveitou para preparar as fábricas para os novos modelos. No seu relatório, a Tesla destaca:
"Durante a transição, também preparámos as nossas fábricas para o lançamento de novos modelos no final deste ano. Dada a incerteza económica, as opções mais acessíveis são mais importantes do que nunca."
Segundo Lars Moravy, vice-presidente de engenharia automóvel da Tesla, o objetivo é manter a qualidade a que a empresa nos tem habituado. "A nossa intenção não é fabricar um automóvel que seja pior do que qualquer outro automóvel que tenhamos produzido no passado".
Além disso, Moravy acrescentou que o design e o formato dos próximos modelos serão uma mistura entre os atuais Model 3 e Model Y. Em relação ao preço, sabe-se apenas que o objetivo é que custe cerca de 20% menos por comparação com os modelos que lhe servem de inspiração. Portanto, contas feitas, estaremos a falar de valores na ordem dos 30 a 35 mil euros.