Os carros da Tesla já têm ecrãs gigantes, jogos e outras funcionalidades que, até há bem pouco tempo, pareciam impossíveis ou pelo menos altamente improváveis. No entanto, tal como já nos habituou o excêntrico Elon Musk, não há impossíveis! Assim sendo, os veículos da marca vão receber um novo assistente de voz com Inteligência Artificial baseado no Grok, o modelo de linguagem criado pela xAI - empresa do grupo da Tesla.
Ainda não há uma data exata para esta novidade que promete ser revolucionária, mas os sinais não deixam (grande) margem para dúvidas. Há poucas semanas, foi lançada uma versão do Grok 3 com modo de voz e o próprio Musk já confirmou que os Teslas vão mesmo ter esta funcionalidade "em breve".

Inteligência Artificial no carro? Sim, é o futuro!
Lembras-te dos filmes em que os carros falavam (o mítico K.I.T.T de Knight Rider)? Pois bem, a Tesla quer transformar isso em realidade.
O que é que isto significa na prática? Este novo assistente de voz vai funcionar como um copiloto inteligente, capaz de interpretar comandos e ajustar definições do veículo sem que tires as mãos do volante. Em vez de carregares no microfone para ativar o assistente de voz - o que pode causar distrações perigosas -, assim que esta funcionalidade estiver ativa, tudo o que terás de dizer é: "Tesla, liga o ar condicionado para 21 graus". No fundo, tudo aquilo que consegues fazer manualmente num Tesla vais poder pedir pedir ao teu 'assistente' para o fazer por ti sem envolver qualquer ação física da tua parte.


Novo assistente dá os primeiros sinais nos Tesla
Em dezembro, alguns proprietários notaram que os Tesla passaram a responder "Olá" ou um mais coloquial "Oi" quando alguém os cumprimentava. Antes, o carro só dizia "Comando não entendido". Esta mudança pode parecer insignificante, mas a verdade é que indica que o novo assistente de voz está a ser preparado nos bastidores.
Além disso, em maio do ano passado, foi descoberto no código fonte da Tesla (por um hacker chamado greentheonly) que os carros estavam a ganhar capacidades de ativação por palavra-chave, ou seja, um sistema para despertar o assistente sem necessidade de botões.

Quanto custa ter o Grok?
Agora vem a parte menos divertida: o Grok 3 e o modo de voz só estão disponíveis para quem tem uma conta Premium Plus no X (antigo Twitter), que custa 40 dólares (cerca de 37 euros) por mês. Ainda assim, até ao momento, ainda não se sabe se a funcionalidade na Tesla vai ser gratuita ou se terá algum custo associado.