Guia prático para conduzir um Tesla nos dias mais frios do ano

Guia prático para conduzir um Tesla nos dias mais frios do ano

Conduzir um Tesla durante o inverno pode ser uma experiência confortável e eficiente, desde que sigas algumas práticas essenciais recomendadas pela marca para enfrentar o frio. Assim, antes de conduzir, é importante garantires que o habitáculo e a bateria estão devidamente aquecidos. Em dias de neve ou gelo, certos componentes como os puxadores das portas, vidros, espelhos e limpa para-brisas podem congelar.

Prevenir é melhor do que remediar

Para evitar problemas no inverno, podes (e deves!) usar o pré-condicionamento através do menu "Programar" no ecrã do carro ou diretamente na aplicação móvel. Basta definir a hora de partida para garantir que o teu veículo está pronto a ser conduzido, com a bateria e o habitáculo na temperatura ideal. A marca recomenda ativar o pré-condicionamento entre 30 a 45 minutos antes de arrancares.

Outro cuidado importante tem a ver com a porta de carregamento, que pode congelar em condições de frio extremo. Felizmente em Portugal é muito raro que tal aconteça, mas não é impossível. Posto isto, num desses dias de 'gelo', se o cabo de carregamento ficar preso, deves usar a função "Aquecedor da Porta de Carregamento", disponível nos controlos do carro. Caso isso não resolva, podes libertar o cabo manualmente. Sempre que possível, utiliza a função de desembaciamento na aplicação para derreter o gelo acumulado, o que também ajuda a aquecer a bateria de alta tensão.

Carregamento do Tesla com (muito) frio

No inverno, um carregamento eficiente é essencial. Se estás a planear uma viagem e precisas de carregar no Supercharger, usa o Planeador de Viagem para garantir que a bateria pré-aquece antes de chegares ao carregador, reduzindo assim o tempo de carregamento. Lembra-te que em dias muito frios o sistema térmico pode gerar vapor. Ou seja, é uma situação perfeitamente normal e não é motivo para preocupação.

Os vidros e portas também precisam de atenção especial. Usa a função de desembaciamento para remover o gelo dos vidros, espelhos e para-brisas. Em temperaturas muito baixas, os vidros ajustam-se automaticamente para facilitar a abertura das portas. Desativa o rebatimento automático dos espelhos para evitar problemas, já que o gelo pode impedir o seu correto funcionamento.

Quanto aos limpa para-brisas, ativa o modo de manutenção para os elevar e facilitar a remoção de gelo ou neve. Se o teu carro estiver equipado com desembaciadores nos limpa para-brisas, aproveita essa função para acelerar a descongelação.

Cuidados especiais a ter

Se vais conduzir em neve ou gelo, pondera usar pneus de inverno para melhorar a tração. Em condições mais extremas, as correntes para pneus podem ser uma boa solução, desde que permitidas pelos regulamentos locais. Mantém a pressão dos pneus calibrada, porque esta pode baixar com o frio, afetando a segurança e a autonomia.

Durante a condução em clima frio, a energia consumida será maior por causa do aquecimento do habitáculo e da bateria. Reduz a velocidade e evita acelerações bruscas para minimizar o consumo. Os aquecedores dos bancos gastam menos energia do que o aquecedor principal, por isso utiliza-os para te manteres confortável e, claro, quentinho. Repara também que a travagem regenerativa pode estar limitada quando a bateria está fria, mas essa função vai recuperando à medida que aquece.

Após a condução

Após a condução, mantém o teu veículo ligado à corrente para conservar a temperatura da bateria e evitar perdas de autonomia. O pré-condicionamento programado será o teu melhor aliado, sobretudo se o carro ficar estacionado durante muito tempo. Evita consultar a aplicação móvel com frequência, já que isso ativa o veículo e pode aumentar o consumo de energia.

Assim, com estas pequenas e simples dicas super fáceis de implementar, vais desfrutar na plenitude do teu Tesla sem preocupações durante o inverno.