Modelo mais acessível entre os principais lançamentos da Tesla para 2025

Modelo mais acessível entre os principais lançamentos da Tesla para 2025

O ano de 2025 promete ser um importante marco para a Tesla. Para além da estreia do novo Model Y - que aconteceu em janeiro -, está ainda previsto o lançamento de novos veículos eléctricos mais acessíveis. Mas não é tudo! Isto porque o CyberCab também chega já nos próximos meses.

Há muitos anos que a Tesla promete veículos eléctricos mais económicos. No entanto, a verdade é que tal nunca se concretizou. Porém, desta vez, parece que a empresa vai finalmente cumprir a promessa e lançar modelos abaixo dos 30 mil dólares [cerca de 29 mil euros].

Se tal se confirmar, então é seguro afirmar que a base de clientes irá certamente crescer, especialmente entre aqueles com rendimentos mais baixos. Além disso, tornar-se-á bastante mais competitiva no mercado dos elétricos, competindo diretamente com modelos que hoje beneficiam por terem um custo substancialmente inferior.

O que se sabe sobre o novo modelo?

Embora Elon Musk não tenha avançado com detalhes sobre estes novos modelos, informações avançadas pelo EV Central apontam para que se tratem de versões simplificadas e com menor autonomia dos atuais Model 3 e Model Y. O CEO avançou numa recente reunião de investidores que as economias de escala começam a favorecer a Tesla, permitindo desta forma a redução dos custos de produção. Embora se continue a especular sobre o possível nome Model Q, a Tesla ainda não se pronunciou de forma oficial nem sobre o modelo nem sobre a designação.

Sabe-se ainda que empresa pretende integrar componentes das plataformas atuais e de nova geração para fabricar os modelos mais económicos nas suas linhas de produção existentes. Esta decisão é estratégica já que evita despesas avultadas na construção de novas fábricas. Apesar disso, esta abordagem não irá resultar nas reduções de custos inicialmente previstas, focando-se antes num aumento sustentável do volume de produção.

Cybercab chega oficialmente em junho

Outro grande destaque para 2025 será o lançamento do CyberCab [também conhecido como Robotaxi], que tem data marcada para junho, nos Estados Unidos. O serviço promete uma experiência de condução totalmente autónoma, sendo esta a primeira fase de implementação.

A expansão para outras cidades poderá acontecer até ao final do ano, dependendo da resposta dos reguladores e do desempenho do serviço. Se tudo correr como esperado, o CyberCab poderá ser uma verdadeira revolução no transporte urbano, reforçando a posição da Tesla como pioneira no sector.

Resultados financeiros preocupam

Ainda assim, a verdade é que a Tesla enfrenta um período de grandes desafios financeiros. Em 2024, a empresa registou a sua primeira quebra anual de vendas em mais de uma década. O lucro líquido do quarto trimestre caiu uns impressionantes 71%, cifrando-se nos 2,3 mil milhões de dólares. Já a receita anual diminuiu 23%, passando de 14,1 mil milhões para 8,4 mil milhões de dólares.

Apesar de tudo, a Tesla mantém-se como a quarta marca de automóveis mais valiosa do mundo, atrás da Toyota, Mercedes-Benz e Hyundai Group, de acordo com o último relatório do Brand Index.