Já está no 'ar' a mais recente atualização de software da Tesla: o update 2025.2.8. Chegou a 27 de fevereiro e o rollout continua. Portanto, caso ainda não tenhas notado as mudanças, não te preocupes já que nos próximos dias irão ser disponibilizadas no teu Tesla.
Assim sendo, os modelos Tesla Model S, 3, X, e Y passam a contar com uma funcionalidade que alerta os condutores sobre a má visibilidade das câmaras no final de cada viagem. As imagens captadas são apagadas automaticamente após dois dias.

Grandes mudanças no Self-Driving
A Tesla continua a aperfeiçoar o Full Self-Driving (Supervisionado) que, por agora, não está disponível em Portugal. Desta feita, implementou melhorias tanto para veículos com hardware 3 (HW3) quanto para os mais recentes com hardware 4 (HW4).
No primeiro caso, a versão v12.6.4 introduz um comportamento mais fluido em vias urbanas, reduzindo travagens desnecessárias e sendo mais eficiente na deteção de obstáculos. Além disso, os condutores podem personalizar perfis de velocidade para estradas com limites acima de 80 km/h, beneficiando ainda de decisões de mudança de faixa mais naturais.
Já no segundo caso, a versão v13.2.8 eleva a tecnologia para um novo patamar, utilizando processamento de vídeo AI4 de alta resolução a 36 Hz, escalabilidade de dados 4.2 vezes superior e redução da latência da câmara para os comandos do veículo. Entre as melhorias adicionais estão uma navegação mais eficiente, melhor deteção de obstáculos, previsão de colisões mais precisa e um novo sistema de limpeza das câmaras.


Abertura automática da bagageira
Nos últimos dias, trouxemos-te a informação de que é possível ajustar a altura da bagageira dos Teslas com um simples clique. Demos ainda conta de que alguns modelos - como o último Model 3 e o novo Model Y - dispõem da abertura mãos-livres (ou automática) no caso de teres um iPhone.
A verdade é que a Tesla parece ter-nos 'ouvido' e acaba de anunciar excelentes novidades para os utilizadores de Android. Agora, deixou de existir 'discriminação' e aqueles que não têm um iPhone também vão poder abrir tanto a bagageira como o capô apenas ao aproximar-se do veículo com o telemóvel no bolso. Deixamos-te o passo a passo de como o fazer:
- No ecrã do Tesla, vai até Controlos > Fechaduras > Modo mãos-livres da bagageira/capô;
- Para evitar aberturas indesejadas, podes sempre selecionar a opção "Excluir casa", garantindo que a funcionalidade não ativa automaticamente no endereço residencial.
- Garante que o teu telemóvel permite "Interações Próximas" para a aplicação Tesla. Caso a chave do smartphone já esteja emparelhada, vai até Chave Digital > Atualizar na app.

Carregamentos também trazem novidades
Além disso, há também a registar o sistema de pré-condicionamento da bateria que agora suporta carregadores rápidos de terceiros, mesmo que não estejam na lista oficial da Tesla.
A nova funcionalidade de aviso de trânsito cruzado na traseira vai emitir um alerta sonoro sempre que um veículo ou peão passarem por trás quando estás com a marcha-atrás ativa.


Já para quem tem qualquer Model 3 ou Y, os carregamentos num Supercharger vão agora ser uma experiência bastante mais completa. Assim, o ecrã do veículo exibe um resumo detalhado, incluindo o valor total pago, a localização do posto de carregamento, a quantidade de energia que foi colocada e ainda o custo por kWh.
Por fim, outra melhoria que merece nota de destaque é que estes modelos vão passar a exibir a pressão recomendada dos pneus diretamente no ecrã de monitorização da pressão. Além da leitura em tempo real, os condutores terão agora acesso imediato ao valor ideal de pressão. Esta é uma mudança que pode parecer quase irrelevante mas que a nível de segurança é fantástica.