O novo Model Y já está disponível para encomenda em Portugal e os primeiros veículos começam a chegar já em março. Entre as muitas mudanças que se registam no SUV da Tesla, há uma que nas últimas horas tem dado que falar.
Como te contámos em tempo oportuno, o habitáculo foi sujeito a uma autêntica revolução. Um dos principais problemas apontados aos últimos modelos era o fraco isolamento acústico, lacuna que foi resolvida.


Demasiado silencioso, dizem os condutores
A implementação de vidros com revestimento acústico e vedantes reforçados nas portas e janelas reduziu drasticamente a entrada de ruído exterior no habitáculo. Embora esta seja uma melhoria bem-vinda para muitos condutores, há quem afirme que 'excesso' de silêncio cria uma experiência desconfortável.
Um internauta que teve a oportunidade de fazer um test drive, revela no X (antigo Twitter) que o ambiente é "assustadoramente silencioso". De tal forma que garante que conseguia ouviu o motor elétrico durante a aceleração – um som que por norma é impercetível.
Wrapped up my time with the new model Y:
— marco (@ntrinsicworth) February 18, 2025
Yes, it has grown on me.
Suspension is remarkably better and soaks up the DC/MD roads wonderfully.
It is eerily quiet in cabin.
There is definitely more noticeable motor noise u der acceleration.
Doors have a much better thunk to them… pic.twitter.com/OAt6cvh5Tr
Ora, este feedback acabou por chegar aos ouvidos da Tesla, mais precisamente ao Vice-Presidente de Engenharia de Veículos, Lars Moravy. "Bolas, fizemos o carro demasiado silencioso e agora ouve-se o motor. Estamos a tratar disso!", respondeu, visivelmente bem humorado.
Quais as soluções?
O silêncio excessivo do Model Y não só pode ser desconfortável para os condutores, como também levanta preocupações a nível de segurança. A título de exemplo, a dificuldade em ouvir veículos de emergência é, sem dúvida, um motivo que não pode ser menosprezado.
Neste caso, a solução parece ser bastante óbvia. Conforme explica o site Teslarati, a marca pode adaptar o Modo Joe - uma funcionalidade que reduz o volume de notificações e avisos sonoros para maior conforto dos passageiros - de forma a alertar os condutores sempre que existam veículos de emergência nas proximidades.


Porém, quanto ao primeiro ponto, a verdade é que a Tesla ainda não se pronunciou sobre se vai implementar mudanças (e quais). Contudo, tendo em conta que as queixas dos condutores por norma são ouvidas, é bem provável que e stas queixas sejam tidas em consideração.
Se tal se confirmar, então o mais provável é recorrer a uma atualização via software OTA (Over-the-Air) que permita ajustar o ruído ambiente (o nível de som exterior que desejam ouvir dentro do veículo) ou então a emissão de ruído branco (que seria usado para disfarçar certos sons indesejados).