Após quase cinco anos desde a chegada das primeiras unidades, o Model Y foi alvo de uma profunda reestruturação, com melhorias significativas em área fundamentais como design, tecnologia e desempenho.
Design renovado e mais funcional
O novo Tesla Model Y apresenta um design exterior bastante diferente por comparação com os antecessores. Assim, inspirado em elementos do Cybertruck e também do Cybercab, as barras de luzes dianteira e traseira oferecem um visual verdadeiramente futurista mas igualmente funcional. Além disso, elementos como a suspensão, jantes e pneus foram revistos não só tendo em consideração a eficiência energética, mas também com o objetivo de proporcionar uma condução ainda mais suave e confortável.


O interior foi alvo de uma reformulação profunda e é inegável que agora proporciona um ambiente mais sofisticado e confortável. Assim sendo, os novos bancos dianteiros oferecem maior conforto e ventilação. Já no que diz respeito à segunda fila de bancos, há igualmente alterações que merecem atenção. Desde logo, há mais espaço para as pernas e a função de reclinar de forma elétrica. Além disso, traz a possibilidade de serem rebatidos, aumentando assim o espaço de carga para mais de 2130 litros.


Também o habitáculo do novo Model Y foi sujeito a uma autêntica revolução. Os materiais são de qualidade premium com o intuito de criar um ambiente mais luxuoso. Um dos principais problemas apontados aos últimos modelos era o fraco isolamento acústico, lacuna que foi resolvida. Conforme dá conta a empresa, "o ruído da estrada é reduzido em 22%, o ruído de impacto em 20% e o ruído do vento em 20%". Por fim, a iluminação ambiente personalizável é mais um extra que não passa despercebido.
Tecnologia de ponta!
Uma das principais introduções no novo modelo Y, é a inclusão de um ecrã tátil de 8 polegadas com múltiplas funcionalidades. Desde controlar a climatização até ao entretenimento, nomeadamente através de música, jogos e streaming de vídeo. Já o sistema multimédia inclui um ecrã tátil principal de 15,4 polegadas, portas USB-C de 65W para carregamento rápido e um sistema de som premium atualizado.

As novidades tecnológicas não ficam por aqui! Destaca-se ainda um sistema de Wi-Fi até 300% mais rápido e uma câmara frontal integrada, equipada com aquecimento e sistema de lavagem, para uma melhor visão em condições adversas. O sistema de áudio foi também otimizado para proporcionar uma experiência sonora imersiva.

Segurança é sempre prioridade
No que diz respeito à segurança, um dos grandes pilares da empresa de Elon Musk, o novo Model Y naturalmente que não foge à regra. Nesse sentido, está equipado com funcionalidades que incluem alerta de colisão frontal, travagem de emergência ativa e correção de transposição de faixa.

A carroçaria foi projetada para absorver melhor a energia em caso de colisão e o veículo está equipado com airbags de última geração, que oferecem maior proteção. Além disso, o novo sistema de carregamento permite 'abastecer' 266 km de autonomia em apenas 15 minutos, uma novidade que certamente vai agradar aos condutores adeptos das viagens mais longas.


As primeiras entregas estão previstas já para o próximo mês de março. O novo modelo já se encontra disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 60.990 euros. Em relação aos modelos anteriores, nota-se desde já uma descida de preço na ordem dos cinco mil euros, tanto de tração traseira como de tração integral.