O novo Model Y ficou maior na China - leva seis a bordo

A Tesla está a lançar uma versão mais espaçosa do seu novo Model Y, que, por agora, será apenas lançada no mercado chinês.

17 de Jul de 2025
O novo Model Y ficou maior na China - leva seis a bordo

A Tesla está a lançar na China uma versão maior de seis lugares do novo Model Y. Batizado de Model Y L, este modelo foi desenvolvido a pensar nas crescentes exigências do mercado. Oferece mais espaço, maior potência e um design que remete para o requinte do Model X.

Mais espaço e conforto para toda a família

Neste novo Model Y de seis lugares, espaço é coisa que não falta - perfeito para famílias mais numerosas. E não é só pelos lugares extra que ganha, mas também pelas suas dimensões generosas. Sem dúvida, um verdadeiro carro de família.

Com 4.976 mm de comprimento, é quase 18 cm mais comprido do que o Model Y tradicional. Esta viatura mantém a largura do Model Y (1.920 mm), mas ganha 40 mm em altura, atingindo assim os 1.668 mm. O peso total do Model Y L situa-se nos 2.008 kg. A distância entre os eixos também cresceu 50 mm, o que se traduz num interior mais espaçoso e confortável, especialmente para os passageiros sentados nos bancos de trás.

Mais potência para acompanhar o crescimento

O Tesla Model Y L não se ficou apenas pelas alterações na estrutura. A marca norte-americana reforçou também a parte mecânica: os dois motores elétricos debitam agora 340 kW (456 cv de potência), distribuídos entre 142 kW no eixo dianteiro e 198 kW no traseiro.

Vai chegar cá?

De acordo com as informações partilhadas pela própria Tesla nas redes sociais chinesas, o lançamento do novo Model Y L está previsto para o outono de 2025. O modelo já foi oficialmente listado na base de dados do MIIT (Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China), aquele que é considerado o último passo regulamentar antes do início das vendas.

Para já, e nos primeiros tempos esta versão será exclusiva do mercado chinês, uma vez que não foram ainda registadas homologações para outras regiões. No entanto, espera-se que a Tesla venha a expandir a oferta a outros mercados, como a América do Norte ou a Europa, nos próximos meses.