O teu Tesla deita 'fumo' quando está a carregar?

O teu Tesla deita 'fumo' quando está a carregar?

Se o teu Tesla começar a "deitar fumo" enquanto está ligado a um Supercharger durante o tempo frio, há razões para alarme? A questão tem sido colocada no reddit por vários internautas preocupados com a situação.

A verdade é que não há motivos para entrares em pânico. O mais certo é tratar-se de vapor de água, uma situação normal nos Teslas (e em outros veículos elétricos) equipados com bomba de calor. Assim, curiosamente, este é um sinal de que o sistema está a funcionar corretamente.

O que causa o vapor durante o carregamento?

As bombas de calor instaladas nos modelos mais recentes ajudam a melhorar a eficiência energética em baixas temperaturas. No entanto, o processo de aquecimento do habitáculo e da bateria pode gerar vapor de condensação — algo que, à primeira vista, pode parecer fumo.

Assim sendo, com a chegada do inverno e, consequentemente, dos dias mais frios, muitos recém proprietários de veículos da empresa de Elon Musk estão a experienciar esta situação pela primeira vez. Tal, inclusive já levou a que alguns chamassem os serviços de emergência, com receio de que o seu veículo estive prestes a incendiar-se.

Como distinguir vapor de fumo real?

No entanto, antes de entrar em pânico e contactar os serviços de emergência, é fundamental tentar perceber se se trata de vapor inofensivo ou fumo verdadeiro (e preocupante). Eis algumas valiosas dicas:

  • Vapor: Dissipa-se rapidamente e surge, principalmente, em condições de frio intenso. Geralmente, ocorre durante o carregamento e provém da parte dianteira do veículo.
  • Fumo real: Tem um cheiro forte a queimado e persiste no ar, podendo ser acompanhado de sinais de sobreaquecimento ou falhas mecânicas.
reddit / Hot_Engineering3140

Este fenómeno de vapor é normal e inofensivo durante o carregamento em climas frios. Se o "fumo" desaparecer em poucos segundos e não apresentar nenhum odor anormal, podes ficar tranquilo: o teu Tesla está a funcionar corretamente.

Se, no entanto, suspeitares de que em vez de vapor é fumo e se notares sinais de sobreaquecimento, então aí sim não deves hesitar e recomendamos que contactes a assistência técnica ou, em casos mais graves, os serviços de emergência.