Protótipo do Model Y Performance dá nas vistas em Nürburgring

Depois do Model S Plaid, a Tesla testa agora o Model Y na versão Performance. Mostramos-te o que muda.

24 de Mai de 2025
Protótipo do Model Y Performance dá nas vistas em Nürburgring

Depois de ter comentado, esta semana, o aparecimento do Tesla Model S Plaid na pista de Nürburgring, apareceram agora novas imagens online de outro modelo: o Tesla Model Y, naquela que se acredita ser a sua versão Performance. Vamos tentar perceber tudo o que mudou.

Pequenas alterações no design exterior

O protótipo avistado no circuito de Nürburgring encontrava-se totalmente coberto por uma película branca e preta, mas, graças às fotografias de elevada qualidade, foi possível identificar alguns detalhes do exterior do veículo. Destaca-se um novo e mais pronunciado spoiler traseiro, semelhante ao da versão Performance da geração anterior. Este spoiler será feito, muito provavelmente, de fibra de carbono e poderá vir a estar disponível futuramente na loja da Tesla como acessório para os proprietários das versões não-Performance.

É também visível que o veículo se encontra mais próximo do solo do que o Model Y Long Range redesenhado. Tudo indica que a Tesla poderá incluir um sistema de suspensão pneumática adaptativa, semelhante ao introduzido no Model 3 Performance. Este sistema garante uma condução de qualidade superior, ajustando-se em tempo real para proporcionar uma experiência mais suave ou mais desportiva, consoante a preferência do condutor.

Grupo motopropulsor

Como já é habitual na Tesla, ainda não foi feito qualquer anúncio oficial relativamente às especificações do grupo motopropulsor desta versão Performance. No entanto, é possível fazer algumas previsões com base em modelos anteriores. O Model 3 Performance e o Model Y Performance costumam partilhar a mesma potência, pelo que se estima que a nova versão do Model Y Performance venha também a contar com cerca de 510 cv. Com esta potência, deverá ser capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 3,2 segundos — uma melhoria considerável face aos 3,5 segundos e 470 cv da geração anterior.

Jantes e travões

No Nürburgring, o Model Y Performance redesenhado foi visto com novas jantes de liga leve, que, embora com algumas diferenças subtis, fazem lembrar as jantes Arachnid do Model S. Estas jantes parecem ser escalonadas, tal como acontece com outros modelos Performance da Tesla, o que significa jantes traseiras mais largas, melhorando assim a tração e a manobrabilidade. Combinadas com as pinças de travão em vermelho, é expectável que o modelo venha equipado com um sistema de travagem de maiores dimensões, otimizado para condução em pista.

Data de lançamento

A Tesla estará provavelmente a trabalhar na otimização do sistema de suspensão pneumática adaptativa e na afinação do Track Mode 3.0 para este veículo, assim como no criação de bancos Performance exclusivos para complementar o conjunto. É previsível que a marca lance esta versão no final do terceiro trimestre ou início do quarto trimestre de 2025.