Se conduzes um Tesla, já sabes que a autonomia pode ser um fator determinante, sobretudo em viagens longas ou em dias com temperaturas extremas. Mas a verdade é que há várias formas simples e práticas de aumentar a eficiência energética do carro elétrico e tirar o máximo partido da bateria — sem comprometer o conforto ou a performance.
Tudo começa pela forma como conduzes. Optar pelo modo Relaxado, por exemplo, pode parecer um detalhe, mas faz toda a diferença: ao suavizar a resposta do acelerador, este modo promove um arranque mais progressivo, reduzindo o consumo energético. Em suma, é perfeito para quem anda na cidade ou quer poupar bateria.
A isto junta-se o estilo de condução: travagens bruscas e acelerações repentinas naturalmente são inimigas da eficiência. Uma condução mais suave e previsível garante um uso mais inteligente da energia armazenada.
Outro ponto importante é o uso do ar condicionado. Embora muitos não saibam, o sistema de climatização está entre os maiores consumidores de energia num carro elétrico. A dica é simples: sempre que possível, opta apenas pela ventilação. E, se precisares mesmo de aquecer ou arrefecer o habitáculo, aproveita o pré-condicionamento — ou seja, ajusta a temperatura enquanto o carro ainda está ligado à corrente, antes de começares a viagem. Se tens um modelo mais recente esta dica pode ser menos relevante, pois a eficiência aprimorada do sistema de climatização reduz o impacto no consumo de energia.
A manutenção também desempenha um papel crucial. Pneus com a pressão correta ajudam a reduzir o atrito com o asfalto, o que se traduz num menor consumo. Além disso, remover peso desnecessário do porta-bagagens e evitar o uso de barras de tejadilho quando não são necessárias também melhora a aerodinâmica e, consequentemente, a autonomia.
Em estrada, a topografia do terreno também vai ter influência no consumo da bateria. As descidas são excelentes oportunidades para regenerar energia, contudo pode ser limitada se a bateria estiver fria ou já estiver perto da sua capacidade máxima. Já se vais fazer uma viagem longa, a app da Tesla, é uma grande aliada: ajuda-te a prever o consumo em tempo real e desta forma permite-te ajustar o estilo de condução de uma forma mais eficiente.

Se queres ir a um nível mais profundo sobre a maximização da autonomia, então fica a saber que as tampas de jantes tipo "aero" melhoram a aerodinâmica. Além disso, recomendamos que pré-condiciones tanto o habitáculo como também a bateria nos dias frios, garantindo maior eficiência desde o início da viagem.
Por fim, segue as recomendações de carregamento da Tesla para maximizar a vida útil da bateria: para baterias NMC, mantém a carga entre 20% e 80%; para baterias LFP, é seguro carregar até 100%. Pequenos cuidados diários, como estes, acumulam-se e resultam em maior autonomia e durabilidade para o teu Tesla.