A Tesla prepara-se para dar um novo passo no segmento dos veículos elétricos acessíveis. Depois de Elon Musk ter confirmado, em janeiro, que ainda em 2025 chegaria um modelo mais económico, surgem agora novos detalhes sobre o assunto, embora com alguns contratempos.
Afinal, o que é o Tesla E41?

Segundo revelou o próprio Musk, o SUV vai ter um design que conjuga elementos do Model Y e do Model 3. Inicialmente conhecido como Model Q, este novo projeto ganhou nos últimos tempos um novo nome interno e um novo rumo: E41.
Apesar de ainda não serem conhecidos muitos pormenores sobre o modelo, sabe-se que se trata de uma versão mais pequena e acessível do Model Y, que promete manter o ADN da Tesla, mas com menos extras e um preço mais competitivo. Deverá custar cerca de 30 a 35 mil euros, sendo 20% mais barato de produzir do que o Novo Model Y, conhecido como Juniper.
E41 só será lançado em 2026



Contudo, nem tudo são boas notícias. De acordo com informações avançadas pela Reuters, que cita várias fontes conhecedoras do processo, o arranque da produção do Modelo Y mais barato nos Estados Unidos foi adiado. As fontes referem que o cronograma foi revisto e que o novo SUV só deverá entrar em produção nos EUA "vários meses mais tarde" do que o previsto inicialmente. Até ao momento, a marca ainda não comentou oficialmente os motivos do atraso.
A publicação acrescenta ainda que está prevista a produção de 250 mil unidades do E41 em território norte-americano em 2026. Para além deste, a Tesla tem também planos para lançar uma versão simplificada e mais barata do Model 3. Tudo indica que esta nova variante terá por base o modelo de tração traseira, a opção mais básica da gama atual.