A Tesla continua a melhorar a experiência de condução dos seus veículos elétricos com a mais recente atualização de software, a versão 2025.8.4. Este novo update da empresa de Elon Musk traz diversas melhorias, desde ajustes na suspensão e direção até otimizações na interface e funcionalidades inteligentes que tornam a condução ainda mais intuitiva e confortável.
Assim sendo, uma das novidades mais interessantes é a funcionalidade Standard Ride & Handling no Autopilot, disponível para o Novo Model 3. Com esta atualização, sempre que o Autopilot for ativado, o carro irá ajustar de forma automática a suspensão para garantir uma viagem mais confortável. Esta definição vem ativada por defeito, mas pode ser desativada manualmente no menu de configurações.
Mais dados sobre o consumo
O update 2025.8.4 também traz pequenas, mas importantes melhorias para vários modelos, incluindo o Model S, Model 3, Model X e o Model Y. Agora, os condutores podem consultar os últimos 15, 150 ou 300 km do consumo energético no separador Energia, com a opção de limpar o histórico sempre que assim o desejarem. Outra mudança relevante afeta os Model Y fabricados entre 2022 e 2024, que passam a contar com um novo radar na cabine para deteção de ocupantes, aproveitando hardware que já vinha pré-instalado de fábrica.
Para além disso, outra funcionalidade que sofreu claras melhorias foi o Trips & Odometer, que agora apresenta valores mais precisos para as medições "Viagem Atual" e "Desde o Último Carregamento". Estas métricas passam a incluir casas decimais para maior exatidão e agora mostram a quantidade de energia consumida (kWh) durante a viagem. Esta melhoria está disponível no separador "Viagens" de todos os modelos.
A Tesla também ajustou a estimativa de energia da bateria para refletir com mais precisão os hábitos de condução do utilizador, garantindo uma leitura mais realista da autonomia restante. Também foi adicionada uma nova funcionalidade que permite correr um teste de 'saúde' da bateria, comparando a capacidade atual com a original. Se necessário, o teste pode recalibrar a estimativa de autonomia, garantindo que os dados apresentados são os mais precisos possíveis.


Funcionalidade premium está agora gratuita
A interface multimédia também recebeu melhorias, especialmente na secção Bluetooth Player, que agora permite alternar rapidamente entre diferentes serviços de música. Antes, este menu mostrava apenas os dispositivos conectados. No entanto, graças à mais recente atualização, os utilizadores podem ver outras fontes de áudio disponíveis e alternar entre elas de forma muito mais intuitiva.
Por fim, a visualização do trânsito no mapa também foi alvo de 'reforço'. Quer isto dizer que as linhas que indicam a densidade do trânsito são mais espessas e os cantos estão mais arredondados, tornando a leitura mais clara. Além das cores habituais laranja e vermelha, foi adicionada uma nova tonalidade amarela para indicar tráfego moderado. A grande novidade é que esta funcionalidade, que antes fazia parte do pacote pago Premium Connectivity, passa a estar disponível de forma gratuita para todos os utilizadores.
