Tesla estreia serviço de robotáxis nos Estados Unidos

Ainda numa fase inicial, este serviço está delimitado geograficamente e só pode ser utilizado por algumas pessoas.

24 de Jun de 2025
Tesla estreia serviço de robotáxis nos Estados Unidos

A Tesla deu mais um passo em direção à mobilidade autónoma com o lançamento do seu primeiro serviço de robotáxis em Austin, no Texas. Este serviço ainda em fase experimental marca o início de uma nova era para a empresa de veículos elétricos e cria novas expectativas para os setores tecnológico e automóvel.

Nesta fase inicial, o serviço utiliza uma pequena frota de 10 a 20 unidades Model Y, adaptadas com tecnologia de condução totalmente autónoma. Por uma questão de segurança, o serviço está circunscrito a apenas uma área geográfica e só pode ser utilizado por um pequeno grupo de utilizadores convidados, na sua maioria influenciadores e entusiastas de tecnologia.

0:00
/0:12

Cada viatura conta, por enquanto, com um funcionário da Tesla no banco do passageiro, que assegurará que tudo corre conforme planeado. A viagem tem um custo fixo de 4,20 dólares (aproximadamente 3,90 euros), valor que consideremos acessível no contexto da mobilidade autónoma urbana.

Nestes veículos, a Tesla tem optado por um sistema de navegação que não requer sensores LiDAR. Em vez disso, a empresa aposta em câmaras e algoritmos de inteligência artificial que são reforçados por um sistema de teleoperação remota para lidar com situações imprevistas.

O futuro do serviço e o lançamento do Cybercab

A estreia do serviço era aguardada com grande expectativa por investidores e entusiastas da marca, que há anos acompanham as promessas de Elon Musk acerca do futuro dos robotáxis.

No entanto, a Tesla já se prepara para expandi-lo e torná-lo ainda mais inovador. A empresa tem estado a desenvolver um veículo totalmente autónomo, sem volante nem pedais, designado Cybercab. A produção em larga escala deste robotáxi deverá começar somente no ano que vem.