Tesla: Portas não abrem? Aprende a sair em caso de emergência

Tesla: Portas não abrem? Aprende a sair em caso de emergência

Hoje trago-vos um artigo com dicas importantes — que espero que nunca precisem de usar, mas que podem fazer a diferença numa situação crítica. Imagina que tens um acidente mais grave, ou que por uma falha inesperada a abertura elétrica das portas deixa de funcionar. Estás dentro do carro e precisas de sair. E agora?

Como abrir as portas da frente (quando não há energia)

Sabes aquele botão elegante no puxador da porta que usas para sair? Pois bem, esse botão precisa de energia para funcionar — desce ligeiramente o vidro e liberta o trinco eletronicamente. Mas se não houver energia, não faz nada.

A solução? Existe uma alavanca manual junto aos botões dos vidros, nas portas da frente (condutor e passageiro). Puxa essa alavanca para cima e a porta abre mecanicamente, sem depender de eletrónica. É uma ligação direta ao trinco, tipo old school!

⚠️ Usa isto só em emergências! Se o fizeres com regularidade, podes provocar danos no vidro e no mecanismo de abertura.

E nas portas de trás?

Aí a coisa complica… Nos Model 3 mais antigos (como o meu de 2022, por exemplo), não existe alavanca manual nas portas traseiras. Quem vai atrás precisa sair pela frente, a menos que opte por quebrar o vidro — o que, em situações de emergência, pode ser a alternativa mais rápida e viável.

Mas atenção:

  • No Model 3 Highland e Model Y Juniper já há mecanismo de emergência nas portas de trás — só que está "escondido".
  • Procura no fundo da porta (na zona da arrumação), por baixo do tapete de borracha ou da alcatifa, dependendo do modelo.
  • É uma espécie de gancho ou tira que precisas puxar — não é o método mais prático, mas em caso de necessidade, pode fazer a diferença.

Ah, e para quem tem um Model Y mais antigo, alguns vêm com este mecanismo, outros não — depende da data de fabrico. Mais uma razão para confirmar no manual do carro.

Ficaste preso na mala?

Também aí a Tesla pensou nisso:

  • Existe um botão de emergência no interior da mala (Model 3) que permite abrir por dentro.
  • E se o cabo de carregamento estiver preso (por falha do sistema), há uma fivela escondida que liberta o trinco da porta de carregamento manualmente.

E na frunk (bagageira da frente)?

A frunk também tem um botão interno de emergência para abrir por dentro. Pode parecer algo improvável alguém ficar trancado lá, mas… se tens crianças por perto, vale a pena explicar-lhes que esse botão existe e para que serve.

Verifica o manual do teu Tesla

Como a Tesla vai atualizando os modelos com pequenas alterações ao longo do tempo, nem todos os carros têm os mesmos mecanismos.
A melhor forma de ter a certeza? Abre o manual diretamente no ecrã do teu Tesla e confirma tudo. Vale também para saber como ativar outras funções importantes em caso de emergência.


Agora que já sabes como abrir as portas do teu Tesla quando a eletrónica falha, partilha esta informação com os teus familiares ou amigos que também tenham um. Nunca se sabe quando pode ser útil — e pode mesmo salvar vidas.

No vídeo a seguir, mostro-te tudo isto na prática: