Em janeiro, Elon Musk confirmou que ainda em 2025 iria chegar um modelo Tesla mais económico. As primeiras informações apontavam para um valor a rondar os 30 mil euros e que a nível de design fosse uma 'mistura' entre o Model Y e o Model 3. Inicialmente foi apelidado de Model Q. Agora são conhecidos novos detalhes.
Numa altura em que as vendas de automóveis da Tesla estão em queda há meses, a empresa está prestes a dar um passo estratégico no mercado automóvel chinês: prepara-se lançar uma versão mais barata do seu SUV mais vendido, o Model Y. O objetivo? Reforçar a sua posição num mercado cada vez mais competitivo e responder aos rivais locais, como a recém-chegada Xiaomi e a cada vez mais popular BYD.
De acordo com várias fontes próximas da marca, citadas pela Reuters, este novo Model Y está a ser desenvolvido sob o nome de código "E41" e deverá começar a ser produzido em massa na fábrica de Xangai já no final de 2025/início de 2026. A ideia é aproveitar as linhas de produção já existentes, o que vai permitir reduzir custos significativamente.
Quanto vai custar o novo modelo da Tesla?


Tudo indica que este novo modelo será cerca de 20% mais barato de produzir do que o Juniper, que chegou aos mercados no início de 2025. Mas, efetivamente, como é que é possível cortar custos sem comprometer a qualidade do veículo?
A resposta está chamado método "depop". No fundo, trata-se de simplificar o carro, retirando elementos não essenciais. Porém, as funcionalidades principais e o desempenho do carro não sofrem mudanças. Ou seja, menos extras, mas o mesmo ADN Tesla.
De acordo com estas informações, este modelo vai ser mais pequeno do que o atual Model Y e o valor deverá rondar os 35 mil euros. É ainda explicado que, numa primeira fase, será vendido, em território chinês. No entanto, há planos para produção na Europa e América do Norte.