Tesla surpreende e anuncia renovação dos Model S e Model X ainda em 2025

Tesla surpreende e anuncia renovação dos Model S e Model X ainda em 2025

Se és fã dos Tesla Model S e Model X e tens estado atento aos rumores, temos boas notícias! Durante o podcast Ride the Lightning, Lars Moravy, vice-presidente de engenharia da empresa, confirmou que os dois modelos não só não vão ser descontinuados como também informou que uma renovação está a caminho.

Porém, a notícia menos boa é que ainda vai demorar um pouco. Isto porque a prioridade da Tesla neste momento é o lançamento do novo modelo mais acessível - que poderá chamar-se Model Q e irá custar menos de 30 mil dólares -, apontado para antes o segundo trimestre de 2025, conforme demos conta oportunamente.

As possíveis mudanças no Model S e Model X

Moravy não levantou muito o véu, no entanto há fortes indícios de que as melhorias irão seguir a linha do Model 3 Highland e do novo Model Y. Para além de um interior mais clean e futurista, deverá ser adotado um ecrã central maior.

Outra grande mudança pode ser a transição para o sistema elétrico de 48V, à semelhança do que já acontece no Cybertruck. Este sistema melhora a eficiência, reduz o peso e pode abrir portas para a introdução do steer-by-wire, que elevaria o uso do volante yoke para outro patamar.

Apesar de não ser expectável uma mudança drástica, não está descartado que tanto o Model S como o Model X possam sofrer alterações subtis na dianteira e traseira - como uma barra de luz -, semelhantes às que aconteceram com o Model Y.

Atualmente, os dois modelos da Tesla utilizam um sistema de suspensão pneumática que tem sido alvo de críticas por culpa do desgaste irregular dos pneus devido à variação do ângulo das rodas conforme a altura do veículo. Com o Cybertruck, a Tesla melhorou bastante essa tecnologia e diz a lógica que essas melhorias sejam agora aplicadas aos modelos topo de gama.

Mudanças da Tesla não ficam por aqui

Outra importante novidade é a adoção da arquitetura de 800V, que permite carregamentos ultrarrápidos de até 500kW nos Superchargers V4. Isto colocaria o Model S e Model X em pé de igualdade com os concorrentes mais modernos no que toca a eficiência e tempos de carregamento.

Curiosamente, esta atualização nos dois modelos pode chegar ao mesmo tempo do lançamento da nova geração de hardware para condução autónoma, o AI5. Elon Musk já tinha avançado que esta nova versão do Full Self-Driving poderia chegar ainda este ano.

Por agora, ainda há muitos ses. Como tal, continua a aguardar mais um pouco e vai estando atento ao nosso site! O refresh do Model S e Model X deverá ser anunciado no final do verão, após o lançamento do Cybercab e do modelo acessível da Tesla.